QUAL É O COMPORTAMENTO DE COMPRA DOS SEUS CLIENTES ?

VOCÊ SABE QUAL É O COMPORTAMENTO DE COMPRA DOS SEUS CLIENTES ?

A partir do momento que você entende o comportamento de compra dos seus clientes você vai começar a entender como trabalhar melhor o seu marketing e até os produtos que você vai escolher para vender.

Uma das coisas que considero essencial saber para progredir um trabalho de campanha e até resultados orgânicos e entender qual é o comportamento de compra dos produtos do meu parceiro, por exemplo se você está vendendo uma roupa é completamente diferente de você está vendendo um celular e não somente por serem produtos diferentes mas porque o comportamento de compra de um produto e diferente do outro, os motivos de fazer a compra, a forma como as pessoas chegam nesse produto, etc.

Mas vamos lá entender melhor o que é esse comportamento de compra, toda compra pode ser dividida em dois comportamentos NECESSIDADE x IMPULSO, também podemos trocar a palavra impulso por desejo. Vamos voltar para o exemplo da roupa e do celular.

Se você já leu a bio que fica em baixo dos artigos já viu que sou fan de filmes e um dos que mais gosto como todo bom nerd é o Senhor dos Anéis, um dia estava usando o instagram apenas rolando o feed até que em um momento eu vi um anúncio de uma loja com uma camisa que a estampa era uma cena do filme(Gandalf x Balrog se você também gosta da trilogia sabe que cena é essa), quando vi essa camisa eu não pensei duas vezes e apenas abri o link e finalizei a compra, a pergunta que temos que fazer nesse caso é o seguinte:

Eu estava procurando por essa camisa ? Não

Eu precisava dessa camisa para continuar vivendo minha vida do jeito que estava ? Não

Então por que eu comprei ? É simples, impulso/desejo, a partir do momento que vi a camisa eu quis comprar por eu queria ter essa camisa meu comportamento de compra partiu de um impulso e desejo de ter aquele produto.

Agora vamos para o outro exemplo, em plena pandemia meu celular estragou o touch screen então precisava comprar outro por questão de contato com minha família e trabalho então o que eu fiz foi entrar no Google é pesquisar por celular que gosto que é da Xiaomi, achei um que considerei interessante e finalizei a compra, agora vamos para as mesmas perguntas acima:

Eu estava procurando um celular ? Sim

Eu precisava desse celular para continuar vivendo minha vida do jeito que estava ? Sim

Eu comprei o celular porque eu precisava, era uma necessidade pra mim naquele momento então eu por livre e espontânea vontade fui atras de pesquisar celulares para comprar um, olhe como é totalmente diferente o meu comportamento nas duas compras, nas duas eu finalizei a compra, paguei e o produto chegou na minha casa e uso os dois mas as motivações para comprar são totalmente diferentes uma da outra.

O que é importante entender nisso para você que trabalha com vendas, e-commerce, que se o seu produto for um item de necessidade não adianta você querer bombardear de anúncios, publicidade, tráfego pago e querer ter só essa sua fonte de receita porque as pessoas elas mesmas que vão atras do seu produto e não seu produto que vai atras delas, é claro que não estou falando para você não investir em tráfego pago okay eu só estou falando que insistir apenas nisso não é uma boa estrategia.

E no caso contrário não é inteligente você também investir muito em tráfego orgânico já que seus produtos é que tem que alcançar os seus clientes e despertar um desejo que consequentemente vai despertar um impulso para comprar.

Entendo qual o comportamento de compra dos clientes da sua loja ou de determinados produtos que você vende ai fica mais fácil você trabalhar uma campanha de marketing, saber onde investir.

Lembrando sempre somos a favor do teste então se você quiser pode testar as duas formas de vender o que estamos mostrando e falando é apenas o que geralmente acontece mas pode ter sua exceções onde produtos de necessidade funcionem bem em tráfego pago e produtos de desejo funcionem bem no orgânico.

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