COMO COMEÇAR A SUA BASE DE E-MAIL MARKETING

COMO COMEÇAR A SUA BASE DE E-MAIL MARKETING

Você já começou a construir sua base de e-mails para poder criar e-mail marketing e públicos para anúncios ? Se você ainda não começou isso hoje vou te explicar o porque isso é extremamente importante e que você deve começar a fazer agora.

Sua base é simplesmente sua lista de e-mail sobre seus clientes/potenciais clientes, mas porque é importante ter essa base ? Isso é essencial porque com a lista de e-mail você consegue construir relacionamento com seu público, criar campanhas de marketing seja por e-mail ou anúncios pagos e o primordial você vai ter a segmentação do seu público ou seja aqueles que realmente tem interesse no que você vende ou diz.

Mas no e-commerce como é que e constrói essa lista ? Vou te falar como nós aqui trabalhamos na construção da lista, nós hoje usamos 4 fontes para criar essa base.

1 – Vendas

Toda venda que você faz direto do seu site você consegue obter o e-mail do comprador e com isso você já consegue adicionar na sua lista, esse fator é importante pois você pega o melhor público de todos que aqueles que já compraram com você

2 – Carrinho abandonado

Sempre que temos carrinho abandonado onde há o dado de e-mail do cliente nós também adicionamos a nossa base pois seguindo o mesmo sentido que o das vendas nós vamos está pegando um perfil muito bom pois são pessoas que se cadastraram no site, adicionaram os produtos no carrinho, viram frete mas não fizeram o pagamento, um exemplo de campanhas que podemos fazer para esse tipo especifico de pessoas é campanhas com desconto no pedido em aberto ou desconto no frete.

3 – Contato

Todos que entram em contato pelo chat do site dos nossos parceiros são obrigados a deixar o e-mail em um campo de formulário e com isso também temos acesso a essa informação e podemos adiciona-la em nossa base, como pode ver estamos fazendo por ordem de importância essa está em 3° lugar porque nem sempre a pessoa ta entrando em contato para finalizar compra mesmo as vezes é para tirar dúvidas, perguntar sobre varejo/atacado, pedindo orçamento, enfim são diversas dúvidas mas são dúvidas não compras, mas mesmo assim não deixam de ser um bom público para ter na sua lista.

4 – Assinantes

No site dos nossos parceiros sempre tem um campo de Newsletter que quem está acessando pode colocar seu e-mail e assinar para receber ofertas, novidades, etc. Esse é o público mais saudável pois são pessoas que deram seu e-mail justamente para receber e-mails, no outro caso a pessoa não necessariamente deu o e-mail esperando receber e-mails com frequência então esse público é muito bom por conta disso, porém é um público assinante não compradores por isso está em 4° lugar mas na verdade esse tipo de público e de contato tem a mesma importância pois nenhum deles necessariamente chegaram a iniciar um checkout no site.

Hoje em dia essa são nossas 4 fontes de e-mails que checamos para construir a nossa base, aqui eu não estou falando de marketing de conteúdo, landing pages para captura de leads, e-books, etc. Pois não fazemos essa pratica com nossos parceiros mas elas são sim aceitáveis e muito bem vindas se você conseguir fazer algo legal para a sua loja nesse quesito.

Agora vamos dizer que você tem já a base de e-mails pronta o que você pode fazer com ela ? Bom posso te adiantar que o mais difícil você fez que foi começar a construir ela, mas lembre-se de sempre atualizar essa lista para adicionar novos e-mails seja semanalmente ou mensalmente. E agora vem a parte de você colher os frutos desse trabalho que é fazer campanhas de marketing e criar relacionamento com sua base.

Por exemplo, se você for usar o e-mail marketing que nós recomendamos muito você pode disparar e-mails contendo as promoções do seu site, os lançamentos de produtos, campanhas de aniversários, datas, etc. Dar cupons de desconto para sua base com tempo ou uso limitado.

E se você quiser fazer algo além pode usar campanhas no Facebook Ads para sua base, fazendo campanhas como disse acima mas segmentando mais por objetivo seja de conversão, trafégo, etc e pode também criar públicos parecido com sua base para e tentar capturar o e-mails deles para somar para sua base.

Bom essa foi algumas das nossas dicas de como criar a sua lista de e-mails e também quais usos você pode dar pra ela.

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