Com o final do ano acabei refletindo sobre o e-commerce em geral e quais são as principais etapas de ter uma boa loja online e acabei destrinchando isso e enxergando três etapas que também podemos chamar de impressões que um possível cliente pode ter dos seus produtos e das suas lojas online.
Essas três etapas seria anúncios, atendimento e transporte, cada uma dessas etapas é crucial para o seu cliente ter uma boa impressão e tanto querer fechar uma compra como voltar a comprar novamente, irei explicar melhor cada uma delas individualmente assim ficara melhor para entender o que cada uma dessas etapas pode causar no seu e-commerce.
Primeiro de tudo são seus anúncios, essa é a primeira impressão, o primeiro contato que um cliente tem com você e se no primeiro contato já não chamar atenção e impressionar o mesmo a chance dele ir para a segunda e terceira etapa é menor, imagine que o seu potencial cliente fez uma pesquisa e nela achou 10 anúncios, dentre desses dez anúncios um é o seu, agora quais são as chances dele clicar no seu anúncio ?
Isso leva várias questões como imagens, título, quantidade de unidades vendidas, preço, opinião dos compradores, enfim, são várias variáveis que podem aumentar a chance do seu anúncio ser clicado mas dependendo como ele é feito você pode aumentar as chances dele ser uma das primeiras opções que iram aparecer na pesquisa do seu cliente em potencial, essa é a primeira impressão/etapa.
Eu digo que também podemos chamar impressão e etapa porque é justamente isso, se na etapa de criar o seu anúncio não for boa a impressão do seu cliente também não será boa.
Segunda impressão é o atendimento que você da ao seu público, imagina que a sua primeira etapa já está boa e você ta conseguindo atrair novos clicks sejam orgânicos ou não e essas pessoas que estão chegando no seus anúncios tem dúvidas e estão fazendo perguntas, você está respondendo essas perguntas ? Qual é o tempo médio de resposta ? O seu atendimento é genérico ou você trata de forma singular cada pessoa e realmente se preocupa em ajudar quem está do outro lado ? Você entende o que está vendendo ?
Todas essas perguntas(provocações) é para saber se o seu atendimento é realmente bom, pois se ele é genérico, demorado e ainda você não consegue tirar as dúvidas técnicas do seu produto qual impressão você acha que está passando para seu potencial cliente ?
A terceira etapa e não menos importante é o transporte, infelizmente muitos vendedores ficam nas mãos do correios por as vezes ser mais barato e menos trabalhoso e todos que trabalham nesse meio já se depararam com atrasos ou mercadorias extraviadas e isso é um problema que muitas das vezes não temos o que fazer pois não está nas nossas mãos, mas existe algo que pode ser feito para causar uma boa impressão.
Você já pensou em notificar seu comprador de cada etapa do transporte do seu produto, assim que o transporte notifica que o pacote ira atrasar você entra em contato com seu comprador e informa que infelizmente o transporte irá atrasar e não chegara na data estimada ? Esses pequenos detalhes pode passar um impressão de profissionalismo e também de que você se importa com seu cliente, talvez não possa achar meios de transportar seus pacotes melhor que o correios mas você pode fazer a experiencia de comprar com você melhor trabalhando nesses detalhes.

“Comecei a trabalhar com trafego orgânico para e-commerce com 18 anos, consegui construir em conjunto com meu principal parceiro números incríveis em dois anos como 100.000 visitas mensais e 6 digitos de faturamento por mês nas suas lojas online, grato pela programação que me deu base para organaizar e criar processos, padrões e afins”