Hoje vou falar um pouco sobre com o que mais somos focados em trabalhar que é na gestão de tráfego para empresas com e-commerce, o mais importante desse artigo é destrinchar o tráfego pago como uma etapa de um processo de um e-commerce e não como algo mágico e solucionador de todos os problemas para você conseguir vender seus produtos/serviços.
Então para começarmos vamos entender o que é tráfego na internet, de uma maneira bem simples e direta a gente pode resumir que tráfego é a simples ação de levar uma pessoa de um ponto A para um ponto B, se estivermos falando de tráfego pago estamos mostrando algum anuncio no Facebook, Instagram, Google, Youtube, etc. para tirar essa pessoa que estão nesse ponto de origem, um vídeo no Youtube por exemplo e quando ela clicar nesse vídeo vai ser direcionada para o seu site que é o ponto de destino, então estamos levando alguém de um ponto A para um ponto B.
Isso é uma forma de resumir de maneira bem fácil de entender, mas claro que para fazer isso exige um conhecimento melhor tanto de parte técnica, comportamental e criativa, isso porque se você usar a ferramenta do google para tráfego pago você terá que estudar a parte técnica dela, se você usar a do facebook já é outras horas de estudo que você também vai ter que dedicar para a parte técnica dessa outra ferramenta e isso para qualquer outra, comportamental pois precisa entender o comportamento dos potenciais clientes que você vai atingir com seu anúncio e isso facilitar você a receber mais cliques que irá ocasionar mais vendas e por fim uma parte criativa de como juntar a parte técnica com a comportamental, por exemplo você vai exibir vídeos ou fotos ? Quais cores você vai usar ? É melhor ter uma pessoa física nas fotos ou vídeo ou melhor algo totalmente montado digitalmente ?
Então em poucas palavras a gente entendeu o que é o conceito de tráfego e o que você precisa para aplicar tráfego pago para seu negócio, agora o mais importante é que algumas pessoas não falam é que isso tudo é uma etapa de todo um processo de venda, principalmente de um e-commerce.
Se você iniciou e tem um tempo de experiencia com um e-commerce ou marketplace vai entender bem o que irei dizer agora, para você que ainda não abriu seu e-commerce ou está lendo o artigo por curiosidade não se preocupe que também irá entender pois a maioria já fez uma compra na internet.
Vamos falar então de etapas, imagine um e-commerce(loja virtual), seja ele qual for, ele pode usar duas formas de adquirir usuários entrando no seu site, uma é usando tráfego orgânico e outra tráfego pago, vamos usar o pago de exemplo que é sobre o que estamos comentando, então essa é a primeira etapa na internet, adquirir cliques e no caso usando tráfego pago ele pode está usando anuncios dentro do Facebook e Instagram, a partir dai você recebe várias visitas usando campanhas seja para adquirir tráfego(objetivo é receber visitas) de início ou até de conversão(objetivo é gerar pedidos/vendas), se tiver um conhecimento um pouquinho melhor pode até está usando uma estratégia de funil de vendas nas campanhas, mas essa é a etapa inicial.
Depois das pessoas clicarem no seu anuncio no Facebook e Instagram elas são direcionadas para o seu site e aí já entramos em outra etapa, mesmo que não completamente mas ele saiu do guarda-chuva do tráfego pago e agora está no seu site e depende de várias outras questões, seu site é rápido ? Ele fica bem tanto no seu computador quanto no seu celular ? É fácil fazer uma compra no seu site ? O cadastro é fácil e rápido ou tem várias etapas e informações a serem preenchidas ? O meio de pagamento é confiável ?
Entenda que a partir do momento que a pessoa está dentro do seu site uma parte do tráfego pago já foi concluída, digo uma parte porque você pode trabalhar estratégias de remarketing, trabalhar um bom funil de vendas e etc, mas do momento que saiu dos anúncios e entrou no seu site depende agora muito mais do seu site do que o tráfego pago.
Daí partimos para uma outra etapa que seria o atendimento, imagine que a pessoa clicou no anúncio, foi para o site, achou fácil e quer comprar no site mas está com uma dúvida sobre o produto, ela consegue falar com um atendente ? Esses atendentes respondem rápido ? Eles passam confiança para o cliente realizar a compra ? Já estamos em uma terceira etapa e que de novo não depende mais do tráfego pago para a venda ser realizada.
Acho que já deu pra entender o que quero dizer sobre o tráfego pago não é algo mágico e nem solucionador dos problemas, se uma das etapas não está boa isso pode prejudicar o todo então tudo tem que está minimamente bem para poder ter um e-commerce que continue vendendo e adquirindo novos clientes, mas as etapas não acabam ai, não podemos esquecer que mesmo a venda sendo realizada ainda tem a entrega e o pós-venda, então aqui estamos falando sobre cinco etapas, tráfego, página de venda(site), atendimento, entrega, pós-venda, então por favor não fique acreditando que o tráfego é o solucionador do principal problema do porque você não está vendendo, ele é uma boa solução e uma boa razão de investimento quando você já tem tudo minimamente okay e o que falta são novas pessoas entrando no seu site, não entenda errado, tráfego é importantíssimo é uma das razões de qualquer e-commerce permaneça vivo mas só ele não é o suficente ele é a primeira etapa, a primeira impressão, depois disso fica por conta das outras etapas para que a venda seja realizada e os clientes voltem a acessar seu site.
“Comecei a trabalhar com trafego orgânico para e-commerce com 18 anos, consegui construir em conjunto com meu principal parceiro números incríveis em dois anos como 100.000 visitas mensais e 6 digitos de faturamento por mês nas suas lojas online, grato pela programação que me deu base para organaizar e criar processos, padrões e afins”