Muitos que querem começar a vender na internet e começam a pesquisar sobre se pergutam o que seria um Marketplace já que a maioria dos conteúdo que você vai ver na internet são pessoas te recomendando a começar por um Marketplace que é bom já que o custo não é tão alto como criar uma loja inteira online do zero.
Mercado é a tradução literaria para Marketplace, porém a melhor tradução seria Shopping pois é mais fácil de explicar assim, pense em um Shopping como conhecemos, um lugar repleto de lojas, uma boa localização, pessoas de diversas classes sociais e com interesses diversos, isso é um Shopping fisico. Agora um marketplace é exatamente a mesma coisa porém na internet e com uma barreira de entrada muito, mas muito menor do que um Shopping.
Se você pensar que para vender em um Shopping você vai precisar ter um CNPJ da sua empresa, pagar o aluguel, contas, pessoas, estoque, etc, já em um marketplace até a questão de um estoque pode ser flexivel dependendo da forma que você vai trabalhar, podendo usar até uma logistica de Dropshipping(Vamos explicar em outro artigo).
Agora se pensarmos em um Mercado Livre da vida, você vai precisar cadastrar sua conta, anunciar seus produtos, e pagar somente pela taxa de cada venda que pode variar dependendo da categoria que você está anunciando o seu produto e da visibilidade que você está escolhendo, no Mercado Livre tem uma taxa fixa para anúncios Clássico(Pouca Visibilidade) e para anúncios Premium(Alta Visibilidade).
Ele não é o único marketplace do Brasil, existem vários para falar a verdade como a Amazon, Lojas Americanas, Magazine Luiza, Casas Bahia, Dafit, Netshoes, Carrefour, MadeiraMadeira, Leroy Merlin, Kabum, etc.
Cada um funciona de uma forma, mas a maioria compartilha do modelo de taxa por venda, então você só vai pagar para o marketplace quando vender o que é ótimo pois assim você não precisa ter um capital inicial alto, alguns outros já vão cobrar também uma mensalidade, mas o ideal é começar aos poucos e de preferencia no maior de todos que é o MercadoLivre e depois começar a expandir o negócio para os outros canais de venda.
Então se resumirmos bem o significado de Marketplace é que ele é uma especie de Shopping na internet onde você vai usar a vitrine dele para vender e só vai pagar por aquilo que vender, claro que em alguns casos você vai pagar também uma mensalidade dependendo do canal de venda que escolher.
“Comecei a trabalhar com trafego orgânico para e-commerce com 18 anos, consegui construir em conjunto com meu principal parceiro números incríveis em dois anos como 100.000 visitas mensais e 6 digitos de faturamento por mês nas suas lojas online, grato pela programação que me deu base para organaizar e criar processos, padrões e afins”