FACEBOOK MARKETPLACE – COMO VOCÊ PODE TRABALHAR

FACEBOOK MARKETPLACE - COMO VOCÊ PODE TRABALHAR

O marketplace do Facebook já funcionava apenas dentro das páginas que você criava mas já tem um tempo que houve uma atualização onde o próprio Facebook adicionou uma aba na sua rede social apenas para marketplace, infelizmente aqui no Brasil ainda tem algumas limitações e não está no mesmo nível que o Estados Unidos porém já é uma plataforma que da pra usar, nós estamos usando e queremos falar pra vocês um pouco sobre essa experiência.

Antigamente subíamos de 1 a 1 produto na página da loja e geralmente fazíamos isso apenas quando era algum lançamento ou se estivesse em promoção ou algo assim, não colocávamos todos os produtos por não acreditamos em um bom custo-beneficio, além de adicionarmos na página também adicionamos dentro de grupos que tem haver com o nicho de produtos que estamos trabalhando.

Não vou mentir isso dava um certo resultado, pois conseguíamos engajamento para a página porém ainda era muito trabalho para pouco retorno então com o tempo acabamos deixando de mão esse lado de loja dentro da fanpage.

Então quando fiquei sabendo da atualização do marketplace fomos correr atras pra tentar entender melhor pois quem sabe poderíamos automatizar o processo de adicionar produtos no Facebook, até que vimos que tinha como configurar um link para um feed em xml que seria enviando automaticamente toda adição e mudança dentro dos produtos e com uma periodicidade que você mesmo pode definir, nós fizemos isso tudo pela Tray e pelas configurações do Facebook.

Vou deixar um link da própria central de ajuda do Facebook falando sobre como adicionar e editar catalogo de produtos

No fim das contas fizemos toda essa configuração e hoje toda parte de produtos do Facebook é sincronizada com a Tray onde toda alteração e adição é refletido direto de lá, mas entra alguns problemas nisso, caso você já tenha adicionado produtos é melhor você excluir eles e fazer essa configuração pra funcionar tudo de forma automatizada e também não ter produtos duplicados, pelo menos essa é minha visão. Outra coisa que você vai precisar fazer e que provavelmente sua loja vai ficar indisponível porque esse sistema de compra só ta liberado nos EUA e não no Brasil então você vai ter que entrar em contato com o suporte do Facebook pedindo pra liberar a loja para os produtos direcionarem direto para o seu site, nesse quesito de liberação até que o Facebook responde rápido, foi em torno de 24/48 horas para eles responderem.

Um ponto interessante é que as imagens dentro do marketplace do Facebook para ter a melhor qualidade é bom que estejam com dimensões iguais nos dois eixos X e Y, o que isso significa ? É simplesmente você igualar a altura e largura da suas imagens.

Caso você não siga essa dica das imagens os seus produtos podem ficar com as fotos de miniaturas cortadas e não dê pra visualizar completamente o produto.

LINK CENTRAL DE AJUDA FACEBOOK: https://www.facebook.com/business/help/1275400645914358?id=725943027795860&recommended_by=120325381656392

Facebook Comentários