O QUE É SEO ? COMO APLICAR NO E-COMMERCE

O QUE É SEO ? COMO APLICAR NO E-COMMERCE

Se você está construindo sua loja virtual você deve saber o que é o SEO mesmo que seu nicho seja focado em compras de impulso e desejo pois a construção de conteúdo é importante e nela você vai aplicar as técnicas de SEO.

Mas afinal o que é SEO ? SEO é a sigla para Search Engine Optimzation que em português fica Otimização De Mecanicismos de Busca, mas todos que trabalham nessa área chama apenas de SEO. Na prática ele é um agro melado de técnicas que você aplica para poder otimizar seu ranqueamento de páginas em algum mecanismo de busca e ele pode ser usado em vários locais e as técnicas básica dele funciona nesses vários locais.

Pra deixar mais claro imagina qualquer rede social / site de busca que você use, todos eles tem um campo para digitar e buscar algo certo.

Peguei alguns exemplos como os de cima, todos esses sites tem um campo de busca então o SEO pode ser aplicado, mas é só ter um campo de busca que as técnicas de SEO funcionam ? Basicamente sim só que é mais profundo que isso porque cada um desses grandes sites e redes sociais tem seus algoritmos de ranqueamento na hora da busca e é isso que traz a particularidade de cada um.

Nos Estados Unidos já tem cursos ensinando SEO somente para a Amazon de tão grande que ela já é e também de ter um algoritmo próprio rodando, os algoritmos funcionam mais ou menos assim, imagina que existe um robo que entra na sua página na internet e ele começa a ler vários dados que são considerados critérios para ranquear, lembrando que cada algoritmo vai trabalhar com os critérios que ele acha interessante então as regras que se aplica para ranquear no google por exemplo não vão ser exatamente as mesmas para ranquear no Mercado Livre, Youtube, Instagram, Amazon, Etc.

Alguns critérios que são bem conhecidos é tempo de carregamento da página, semântica html, se é responsivo ou seja funciona na tela do computador, tablet, celular, notebook, etc. tempo de existência da página e do domínio, links internos e externos, palavras chaves.

Esses são critérios conhecidos por todos que trabalham na área e são bem gerais, agora vamos dar o exemplo de algo mas especifico como por exemplo o Mercado Livre, ele tem critérios próprios como preço, frete grátis, qualidade das imagens, se possui vídeo, opinião de compradores.

Perceba que dos critérios gerais para esses específicos muda muito, nos critérios gerais você vai usar eles quando tem sua própria loja virtual onde consegue ter mais controle como acesso ao site, back-end e front-end e vai poder fazer alterações para favorecer esses critérios já no caso do Mercado Livre são coisas mais “sutis” onde você vai controlar na hora de criar seu anúncio lá dentro, mas algo que tem em comum em todos os casos é o uso das palavras-chaves.

Palavras-chaves são as palavras que você vai usar na sua página onde elas vão ranquear para as pesquisas por exemplo nessa página onde você ta lendo esse artigo, sabe qual a palavra que mais se repete e está em evidencia ? É a palavra SEO ou seja ela é uma das minhas palavras chaves aqui e estou ranqueado para pesquisas onde apareça a palavra “SEO”, porém essa palavra-chave não está jogada aqui de qualquer jeito e sendo repetida de forma forçada para poder ranquear porque afinal você nunca pode escrever que está escrevendo e vendendo para humanos e não robôs.

Por isso que quando se fala “pense igual o seu cliente” isso não é apenas um clichê você realmente tem que pensar como o seu cliente e como ele busca na internet pelo seu produto ou conteúdo e usar palavras-chaves para ranquear, as vezes até o erro de português que seu cliente comete é importante para poder usar ele também na suas palavras.

Mas se você ta começando agora e já ta achando muito complicado isso tudo e realmente é complicado e se você quiser dominar mais o assunto vai ter que estudar bem e também testar muito pra entender, mas para te ajudar vou te dar alguma recomendações do que pode fazer.

O Básico sempre vai ser o essencial, caso esteja querendo ranquear no Google além dos critérios gerais que citei aqui também preste atenção no title e meta description da suas páginas.

Olhe o exemplo do nosso site acima, o que está em vermelho é nosso title(título) e o que está em verde é a meta description(descrição), isso foi feito de forma manual pois quando é automático ele pega as primeiras palavras de página e usa como descrição e o mesmo para o título da página se você tiver um título longo ele não vai se encaixar perfeitamente a não ser que você faça isso manualmente, então essa é minha recomendação foque no básico.

Veja o carregamento das páginas, melhore a qualidade das imagens mas sem perder tempo de carregamento que é importante se o seu site ainda não é responsivo corre pra mudar isso agora pois a maior parte do tráfego vem de mobile, e além dos outros itens preencha o title e o meta description, lembrando que o title você dificilmente vai mudar depois de ranquear bem já o meta description você pode mudar até para testar qual convence mais pois é nessa área que você também vai usar gatilhos mentais para atrair o seu potencial cliente.

E se você ta trabalhando em um marketplace como Mercado Livre, Amazon, B2W, MagaLu, etc. Nesse caso você vai ter que testar e testar muito pois cada um desses tem seus critérios mais relevantes para ranquear, mas posso te falar algumas coisas como sempre tentar casar palavras chaves em categorias > título > descrição, use imagens com boa qualidade sempre, imagem com boa qualidade vai te trazer retorno então não se preocupe em gastar tempo com isso, e se o canal de venda que você ta usando tiver suporte de vídeo, use, isso é algo que poucas pessoas estão olhando no mercado então se você começar agora vai ta na frente até dos grandes nesse quesito.

Essa foi minhas dicas de SEO para e-commerce espero poder te ajudado alguns de vocês e também ter tirado a dúvida do que é SEO.

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