A IMPORTÂNCIA DO FEIJÃO COM ARROZ NO E-COMMERCE

A IMPORTÂNCIA DO FEIJÃO COM ARROZ NOS ANÚNCIOS DE E-COMMERCE

Se sua loja online fosse uma máquina qual você acha que seria o combustível dela ? Se você pensou em tráfego, visita, anúncio então você respondeu certo e esse é o feijão com arroz que todo e-commerce deveria fazer seja loja virtual ou marketplace.

Esse seria um mapa sobre o processa de venda de todo e-commerce, uma observação que tenho que deixar que é claro que to ignorando diversas coisas como estoque, imposto, produto, logística se esse serviço no seu caso é terceirizado ou não enfim estamos ignorando diversas coisas mas que não irão implicar na explicação do que queremos falar.

Então vamos pensar que o processo de venda é feito em 3 etapas onde dentro de cada etapa tem algumas observações ou sub-etapas, a primeira de todas é o “Tráfego” e o que é isso e porque ele é o feijão com arroz ?Tráfego não é nada mais nada menos que você levar visitas para o anúncio, produto, página, loja. E você levar alguém que está no ponto A para o ponto B porém esse tráfego pode se dividir em duas formas, orgânica e paga

A opção orgânica é você obter visitas de forma natural onde você não vai ter custo com publicidade como por exemplo pagar anúncios no Facebook, Instagram, Youtube, Google, etc. Algumas formas de trabalhar com tráfego orgânico por exemplo é você fazer os anúncios dos seus produtos nos marketplaces e melhorar aplicando técnicas de SEO neles melhorando o título, descrição, colocando fotos mais atrativas que chamem mais atenção usar gatilhos mentais para atrair o seu público alvo, enfim tem diversas técnicas que podem ser usada nesse caso, outro exemplo que podemos dar é quando você tem loja virtual própria também onde ai você vai ter que fazer um trabalho muito melhor do que o de dentro de um marketplace que investir mais tempo em SEO onde você vai ter que varias outras variáveis como carregamento da página, se o seu site é responsivo e abri em celulares e tablets, tempo de existência do domínio que é o endereço do seu site, se tem links apontando internamente e externamente dentro e fora do site, enfim são tantas variáveis que é melhor depois escrevermos um artigo só sobre SEO para lojas virtuais.

Mas ainda há uma outra forma de trabalhar com tráfego orgânico que é a produção de conteúdo seja por Facebook, Instagram, Youtube ou qualquer outra forma de produzir conteúdo, por exemplo se você tem uma loja que vende produtos periféricos para computadores como mouse, teclado, fone, mouse pad, etc, nada impede você de produzir conteúdo sobre esses produtos dizendo quais são os melhores para cada ocasião, melhores em custo beneficio, fazer review de cada produtos, da dicas de limpeza e de uso, mostrar as funcionalidades a mais que os teclados e mouse possam ter, para os fones de ouvido ensinar como configurar equalizadores para melhorar a qualidade do audio. Não importa qual produto você venda você consegue produzir conteúdo sobre ele e está é outra forma de atrair visitas para sua loja.

Agora o tráfego pago é bem mais simples de explicar e simplesmente você pagar para está nas publicidades do Google, Youtube, Facebook, Instagram ou qualquer outra forma de publicidade que você considere interessante para sua loja, ela é simples de explicar mas não pense que é algo fácil que você consegue aprender e aplicar da noite pro dia tem que estudar muito assim como o tráfego orgânico e o resultado pode vim mais cedo que o trafego orgânico mas não costuma aparecer números interessantes nos primeiros meses também.

Explicamos um pouco sobre as duas formas de gerar combustível para sua loja mas porque falamos que isso é o feijão com arroz, imagine o seguinte você tem um produto bom, preço competitivo, tem um time para fazer o atendimento e também conseguiu um bom custo para a entrega dele, você pode ter todo esse cenário ótimo que qualquer lojista gostaria de ter mas se as pessoas não acessarem esse produto, se elas não clicarem no link, no anúncio dele ele não vai vender por nada nesse mundo, visita é igual venda pense sempre assim, é claro que você pode ter um número de visitas alto mas uma baixa taxa de conversão mas isso é outra historia que já não é um problema de tráfego.

Então é por isso que ela também está listada em primeiro lugar no mapa mental que mostramos acima, se você não tiver isso nada que vem a seguir dela vai acontecer, é possível vender algo sem ter um bom atendimento e sem ter uma boa forma de entrega mas é impossível você vender se não tiver um bom tráfego na sua loja e seja ela loja virtual ou marketplace não importa você precisa investir seu tempo em melhorar o tráfego SEMPRE.

Falar sobre tráfego eu acho sempre algo um pouco complicado para quem está começando pois as vezes não entendem como aplicar ou por onde começar, minha dica é estudar um pouco sobre SEO e também dicas de melhorias para os anúncios dentro do marketplace, como o assunto de SEO aborda muitas variáveis e muitas técnicas eu vou fazer um artigo só sobre isso dando algumas dicas de como melhorar o acesso dos seus anúncios e páginas usando essas técnicas, então fica de olho no próximo artigo que vai sair aqui no blog que vai ser já sobre isso mas não significa que você já não pode começar a estudar sobre.

Indico o tráfego orgânico porque a única coisa que você vai precisar para começar a usar é o investimento de tempo já no caso do tráfego pago você vai precisar de tempo para aprender e dinheiro para investir.

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