O PERIGO DE TER APENAS UM CANAL DE VENDA

O PERIGO DE TER APENAS UM CANAL DE VENDA

Hoje vamos falar sobre algo que pode abalar o seu negócio mas se você agir o quanto antes pode fazer você salvar o seu negócio em tempos difíceis ou até mesmo crescer o faturamento da sua loja, vamos falar sobre o perigo de sustentar seu negócio em apenas um canal de venda.

Tem muitos lojistas que sabem que ter um único canal de venda é perigoso pois você aposta todas suas fichas em apenas uma fonte de renda, só que o problema não é não saber disso o problema é não agir para mudar isso, pense o seguinte você está trabalhando com um canal de venda X e você está vendo um crescimento bom com uma resposta a curto prazo e começa apostar tudo ou muito nesse canal por conta do retorno que ele está dando, isso não é errado mas pense o seguinte você ta cercado de canais de venda: Facebook, Instagram, Whatsapp, MercadoLivre, B2W, Olist, ViaVarejo, Amazon, Dafiti, Kabum, Carrefour, MadeiraMadeira, Netshoes, Magazine Luiza etc.

Citei alguns canais de venda acima e vamos dizer que você ta apostando em um marketplace ou seja vamos esquecer os primeiros três que citei pois são redes sociais mas também da para usar eles como canais de venda, agora vamos dizer que você começou pelo que a maioria começa com o MercadoLivre e você já não é mais um vendedor iniciante, já está faturando mais de R$10.000 por mês e cada vez que você aumenta o seu catalogo, melhora seus produtos você ta tendo uma resposta rápida e isso te anima focar cada vez mais porém a uma mudança na politica do MercadoLivre ou no algoritmo ou algo fora até mesmo da plataforma que faz suas vendas caírem nesse canal, então você se dedicou bastante pra construir um negócio que tinha expectativa de crescimento mas da noite pro dia você acabou perdendo uma boa parte do faturamento.

Se esse caso que desenhei você já passou não se preocupa porque isso acontece com todos e ta ai o perigo de ter apenas um canal de venda, se você ainda não teve quedas nas vendas em um canal espere que um dia você terá e não estamos falando isso para o seu mal na verdade é preparar você para os altos e baixos que existe trabalhando com marketplaces ou até loja própria.

É claro que também não desejo também que você que está lendo isso pare agora de focar no canal que ta trazendo mais retorno para você para focar 100% em outros, acho que você tem que achar uma dosagem boa para isso, até hoje ajustamos a forma que trabalhamos com os canais de venda então você vai ter que sentir o retorno de cada canal de venda e ver quais tão te dando retorno a curto prazo e quais você acha que tem um potencial de crescimento para focar nesse também.

Não deixe o seu negócio todo em cima de apenas um pilar faça da forma mais segura e construa vários pilares para se um desses cair você tem outros que vai continuar sustentando seu negócio, eu sei que as vezes pode desmotivar você deixar de focar 100% naquele canal que te traz muito retorno para focar em outros que você não ta vendo resultado a curto prazo mas te garanto que o quanto antes você começar a se preocupar com essas questões mais cedo vai vim os resultados dos outros canais e mais segurança vai ter o seu negócio.

Falamos isso porque em certos canais demoramos 3/4 meses para começar ter resultados bons, mesmo faturando muito bem no MercadoLivre então não se preocupa pois essa vai ser só mais uma etapa do seu crescimento.

Uma dica a mais que vamos dar é você usar um HUB que vai funcionar como a matriz do seus produtos/anúncios nos canais de venda, nós usamos a TRAY e indicamos ela pois tem integração com vários canais de venda e também vai te dar alguns relatórios que você consegue analisar para tomar decisões de marketing, vendas e até projeção de estoque.

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